Aprenda russo online
Que este seja o ano que você domine russo
Porque você deveria aprender a falar russo
Aprender russo pode ser um desafio empolgante que abre todo um novo mundo de ideias e possibilidades. Grandes pensadores e escritores como Tolstoi e Dostoevsky escreveram em russo e lê-los no original pode ser uma experiência riquíssima, mas essa não é a única razão pra você aprender a falar russo. É um dos idiomas mais falados na Europa Oriental e na Ásia Central, além de ser a língua oficial em 5 países e lingua franca em muitas regiões. Russo também compartilha raízes com muitos outros idiomas eslavos como ucraniano, polonês e tcheco, o que pode ser uma boa mão na roda caso você decida aprender essas línguas ou viajar por esses países.
A Rússia em si é um país imenso com muitos lugares lindos e históricas. Infelizmente apenas 5.5% dos russos sabem falar inglês seja como primeira ou segunda língua, o que torna o seu conhecimento de russo vital caso você decida viajar para o país e queira sair da rota turística de Moscou e São Petersburgo.
Se decidir viajar pela mundialmente famosa ferrovia transiberiana, por exemplo, essa jornada de trem quase mística é uma das melhores formas de ver e viver a vasta beleza desse país. Tudo isso enquanto visita alguns dos lugares mais afastados e que de outra forma você jamais seria capaz de alcançar. Apesar de você conseguir fazer essa jornada sem falar russo, saber falar a língua torna a sua experiência infinitamente mais interessante e memorável pois te permite interagir com as pessoas ao seu redor e realmente absorver a calorosa hospitalidade do povo russo.
Fatos sobre russo
São mais de 140 milhões de nativos do idioma russo.
É língua oficial na Rússia, Belarus, Cazaquistão e Quirguistão, além de ser amplamente falada na Ucrânia, Letônia e Estônia.
É uma língua indo-europeia do ramo eslavo oriental.
É uma das 6 línguas oficiais das Nações Unidas.
É a língua geograficamente mais amplamente usada na Eurásia.
É escrita com o alfabeto cirílico.
Aprendendo a falar russo
A primeira coisa que você vai perceber quando começar a aprender russo é que o idioma usa o alfabeto cirílico. Esse alfabeto tem 33 letras e enquanto algumas delas são exatamente como as do alfabeto romano, como A, B, D, K, L, M, O, T, outras são visualmente idênticas às letras do alfabeto romano, mas a pronuncia é diferente, como por exemplo o “R” soa como “G”. Também tem o caso das letras que são completamente diferentes do alfabeto romano, mas tem sons parecidos, é o caso de “ф” que soa como “F”. São poucos caracteres que soam completamente diferentes que você vai precisar memorizar.
Em geral russo é tido como uma língua consideravelmente difícil de aprender e tem motivo pra isso; russo tem muitas regras. A boa noticia é que diferente de outras línguas, como o alemão, existem poucas exceções às regras. Por exemplo, tem uma regra muito clara pra determinar o que é masculino, feminino e neutro, basta olhar pra última letra na palavra:
Se for uma consoante ou “й”, a palavra é masculina.
Se for “а” ou “я” é feminina.
Se for “о” ou “е” é neutra.
E se for “ь” pode ser masculino ou feminino, mas esse caso é raro.
Também existe muita flexibilidade na forma como as frases são construídas, várias vezes você pode deixar de fora o pronome do sujeito porque ele está implícito na conjugação do verbo.
Russo fica complicado é nas declinações de caso; nominativo, acusativo, preposicional, genitivo, dativo e instrumental que controlam como as palavras dentro de uma mesma frase se relacionam uma com a outra - quem está fazendo o que com qual objeto. Isso quase não existe mais em inglês, por exemplo, então pode ser difícil se acostumar. Russo tem 6 casos, mais que os 4 que aparecem na língua alemã, mas bem menos que os 18 do idioma húngaro.
Formas de aprender a falar russo
Existem muitas formas de aprender a falar russo e várias são até de graça por conta da internet.
Sala de aula
A forma tradicional de aprender uma língua estrangeira é numa sala de aula e a maior parte de nós já teve essa experiência. Na sala de aula você consegue praticar todos os 4 aspectos essenciais no aprendizado de uma língua (ler, escrever, falar e ouvir). Isso, porém, tem um custo, além de demandar uma grande fatia do seu tempo, nem todo mundo consegue encaixar isso numa rotina corrida.
Aulas particulares/Professor particular
Essa talvez seja uma das melhores formas de aprender uma nova língua. Ao aprender com um nativo da língua russa, você pode ler, escrever, falar e ouvir da forma como o idioma é de fato usado. Essa interação pessoal é ideal se você quer dominar a língua no menor tempo possível, mas aulas particulares com um professor qualificado podem ser bem caras. Outra boa opção seria combinar com alguém que queira aprender a sua língua e vocês ajudarem um ao outro.
Áudio visual e livros
Se você é mais do tipo autodidata pode ser que você queira aprender russo usando áudio, vídeos e livros. Essa forma de aprendizado pode ser bem eficiente se você tiver a auto disciplina e motivação pra se manter em curso. O lado negativo de aprender tudo sem ter interação pessoal com alguém que fala a língua no dia a dia é que o processo se torna mais duro e isso vai se refletir na forma como vai se expressar no idioma.
Software
Uma forma de aprender russo é através de softwares de aprendizagem. Existem muitos programas que tentam emular processos naturais de aprendizado te ensinando a associar nomes de lugares, coisas e situações diretamente à língua que você está aprendendo ao invés de simplesmente ficar recorrendo a sua língua nativa e traduzindo vocabulário. Esse método, porém, não oferece interação com nativos da língua, um elemento que costuma tornar o aprendizado mais interessante e divertido.
Viagem e imersão
Essa é possivelmente a melhor forma de se tornar fluente numa nova língua. Contanto que você saiba o básico do idioma, você poderá praticar com todos no seu dia a dia. Tornar isso viável é outra história, pode demorar um tempo e custar um bom dinheiro viajar para lugares distantes e muita gente simplesmente não tem como ficar longos períodos em outros países.
Pela internet
Existem muitos sites que oferecem programas para você aprender russo de graça ou a preços razoáveis. Essa pode ser a melhor para quem tá começando poder se familiarizar com a língua e decidir se é algo que realmente vale o compromisso de tempo e energia. Quem já está mais avançado pode não achar essa opção lá muito enriquecedora, o material é direcionado pra iniciantes, por isso tendem a ter um ritmo mais lento e conteúdo mais bobinho.
Aplicativos
O ensino de idiomas está sendo revolucionado por aplicativos que permitem que você se conecte com nativos do mundo inteiro e com outras pessoas interessadas em trocar e aprender. Dessa forma você pode praticar russo quando e onde bem entender. É uma forma divertida e simples de aprender russo da forma como ele é realmente falado.