Aprenda japonês online
Que este seja o ano que você domine japonês
Aprenda japonês na internet
O Japão evoca imagens de templos cobertos de neve no inverno, cerejeiras florescendo na primavera, ruas movimentadas e brilhantes na noite de Tóquio, engenhocas tecnológicas de ponta e tradição milenar. Muita gente tem o sonho de se mudar pro Japão por ser uma sociedade respeitosa com cidades limpas e organizadas, somadas a uma cultura singular. Além disso, o país lidera o ranking de Índice Global da Paz na Ásia, tem a terceira maior economia no mundo e a maior expectativa de vida do planeta.
Japão é um país de destaque no cenário global, mas ao mesmo tempo é uma nação pequena numa ilha isolada. É onde grandes marcas internacionais como Toyota, Sony e Nintendo operam. Alias, é onde 51 das empresas listadas na Fortune 500 da Forbes escolheram ter sedes. Apesar desse destaque internacional, 98,5% das 125 milhões de pessoas que moram no Japão são etnicamente japonesas, algo que torna a integração de estrangeiros à sociedade japonesa um verdadeiro desafio. Aprender japonês definitivamente é um bom primeiro passo para quebrar o gelo e começar a conhecer as pessoas e a cultura fascinante dessa ilha.
Não importa se você está planejando uma visita de curta ou longa duração, não faltam coisas pra ver e pra fazer. Sinta a vibração de Tóquio e depois passeie pelos templos ancestrais e ruas históricas de Quioto. Conheça o sabor de um sushi preparado pelas mãos de um mestre, brinde com saquê – Kampai! - e não esqueça de visitar o Monte Fuji. Lembre-se que apesar da maior parte dos estudantes japoneses aprender inglês na escola, a maior parte não tem muita chance de praticar uma vez que eles se formam, então isso pode gerar uma timidez da parte deles. Uma forma de superar isso é mostrar que você está disposto a trocar com eles, arrisque um Watashi wa nihongo o hanashimasu (Eu falo japonês) e comece um diálogo de um pra um.
Fatos sobre japonês
São aproximadamente 125 milhões de nativos e a maioria vive no Japão.
Existem 3 sistemas de escrita japonesa: Kanji, Hiragana e Katakana.
Muitos especialistas acreditam que japonês é um idioma isolado e sem relação com outras línguas modernas.
Apesar de japonês não compartilhar origens com chinês, a escrita Kanji foi adaptada de caracteres chineses.
O Kanji que representa o nome do Japão significa “Origem do sol” e é por isso é possível se referir ao Japão como “Terra do sol nascente”
O Japão é um arquipélago formado por 6852 ilhas, mas são 5 ilhas principais que compõe 97% do território japonês.
Tóquio tem a maior área metropolitana do mundo com 35 milhões de residentes.
O Japão tem 19 sítios de patrimônio da humanidade da UNESCO
Aprendendo a falar japonês
Japonês pode ser uma língua difícil de se aprender. Além de não ter similaridades com outras línguas, japonês possui 3 sistemas de escrita diferentes a serem aprendidos. O primeiro é o Kanji, que é baseado nos caracteres chineses e usado para escrever a maior parte dos substantivos, verbos, advérbios e raízes de adjetivos. Hiragana é usado para escrever partículas gramaticais e palavras para as quais não existe Kanji. Katakana é a escrita japonesa mais simples, é uma transcrição fonética da língua japonesa onde cada símbolo representa um som. É usada principalmente para transcrever palavras estrangeiras para a língua japonesa e para pegar palavras emprestadas de outros idiomas.
Katakana | Phonetic spelling | English |
---|---|---|
アンサー | ansā | answer |
バイク | baiku | bike (motorcycle) |
ビール | bīru | beer |
デスク | desuku | desk |
コーヒー | kōhī | coffee |
レストラン | resutoran | restaurant |
Quando você começa a aprender japonês é normal começar pelo Katakana antes de passar pros sistemas mais complexos que são o Hiragana e o Kanji, mas se você quer se tornar fluente em japonês não tem muita escapatória, vai ter que aprender todos. Não é tão difícil quanto parece, depois de um tempo praticando você vai começar a ver que alguns Kanji são mais usados que outros e se surpreender com quão depressa você se familiariza com eles. O mais importante é ficar tranquilo, se divertir e fazer o seu melhor. A maior parte dos japoneses vai te encorajar a falar a língua e vão estar mais que dispostos a te ajudarem com isso.
Formas de aprender japonês
Aprender a falar japonês é em si uma aventura, mas graças a internet é uma aventura que você pode viver exatamente de onde você está. Listamos aqui uma variedade de métodos pra você aprender a falar japonês.
Sala de aula
A forma tradicional de aprender uma língua estrangeira é numa sala de aula e a maior parte das pessoas já teve essa experiência. Numa sala de aula você consegue praticar todos os 4 aspectos essenciais no aprendizado de uma língua (ler, escrever, falar e ouvir). Isso, porém, demandar uma grande fatia do seu tempo, nem todo mundo consegue encaixar isso numa rotina corrida.
Aulas particulares/Professor particular
Essa talvez seja uma das melhores formas de aprender uma nova língua. Ao aprender com um nativo da língua japonesa você pode ler, escrever, falar e ouvir da forma como o idioma é de fato usado. Essa interação pessoal é ideal se você quer dominar a língua no menor tempo possível, mas aulas particulares com um professor qualificado podem ser bem caras. Outra boa opção seria combinar com alguém que queira aprender a sua língua e vocês ajudarem um ao outro – estilo Tandem.
Áudio visual e livros
Se você é mais do tipo autodidata pode ser que você queira aprender japonês usando áudio, vídeos e livros. Essa forma de aprendizado pode ser bem eficiente se você tiver a auto disciplina e motivação pra se manter em curso. O lado negativo de aprender tudo sem ter interação pessoal com alguém que fala a língua no dia a dia é que o processo se torna mais duro e isso vai se refletir na forma como vai se expressar no idioma.
Software
Uma forma de aprender alemão é através de softwares de aprendizagem. Existem muitos programas que tentam emular processos naturais de aprendizado te ensinando a associar nomes de lugares, coisas e situações diretamente à língua que você está aprendendo ao invés de simplesmente ficar recorrendo a sua língua nativa e traduzindo vocabulário. Esse método, porém, não oferece interação com nativos da língua, um elemento que costuma tornar o aprendizado mais interessante e divertido.
Viagem e imersão
Essa é possivelmente a melhor forma de se tornar fluente numa nova língua. Contanto que você saiba o básico do idioma, você poderá praticar com todos no seu dia a dia. Tornar isso viável é outra história, pode demorar um tempo e custar um bom dinheiro viajar para lugares distantes e muita gente simplesmente não tem como ficar longos períodos em outros países.
Pela internet
Existem muitos sites que oferecem programas para você aprender japonês de graça ou a preços razoáveis. Essa pode ser a melhor para quem tá começando poder se familiarizar com a língua e decidir se é algo que realmente vale o compromisso de tempo e energia. Quem já está mais avançado pode não achar essa opção lá muito enriquecedora, o material é direcionado pra iniciantes, por isso tendem a ter um ritmo mais lento e conteúdo mais bobinho.
Aplicativos
O ensino de idiomas está sendo revolucionado por aplicativos que permitem que você se conecte com nativos do mundo inteiro e com outras pessoas interessadas em trocar e aprender. Dessa forma você pode praticar japonês quando e onde bem entender. É uma forma divertida e simples de aprender japonês da forma como ele é realmente falado.